Livros

Contando as Letras: Se eu Ficar

Olá reclusos! Como vocês estão hoje? Espero que muito bem! Então, hoje é dia de Contando as Letras e, antes da resenha do livro 2 de The 39 Clues, trago para vocês a resenha deste livro incrível e intenso que é Se eu Ficar.

Li esse livro para o tema do mês de Maio no Clube de Leitura que eu participo (do qual já falei aqui, aqui e aqui). O tema era Um livro que virou ou vai virar filme ou série e, mesmo querendo ler outro, inclui esse e não me arrependo disso. Com 193 páginas, escrito pela Gayle Forman e publicado pela Novo Conceito, Se eu Ficar nos conta a história de Mia.
Mia é uma garota que levava sua vida tranquilamente, terminando o ensino médio, esperando o resultado das audições de Juilliard e namorando Adam. Tudo corria bem até um acidente que ela, juntamente com sua família, sofre em uma estrada. Depois do acidente ela passa a assistir tudo que acontece com ela como se estivesse de fora da situação e tem que tomar uma decisão importante: o que acontecerá se ela ficar?

Como seria se eu decidisse ficar? […] Não estou certa de que este é o mundo ao qual pertenço. Não tenho certeza se quero acordar.”

Posso começar dizendo que é um livro intenso, principalmente no que consiste o relacionamento dela com Adam, os dois são beeem 8 ou 80. Ou tá tudo muito bem ou tá tudo muito ruim.

adam-chloe-moretz-couple-if-i-stay-favim-com-2337472
Jamie e Chloë interpretando Adam e Mia

Aceito perder você desse jeito, se eu não perdê-la hoje. Vou deixá-la livre. Se você ficar.”

Algo que me chamou muita atenção também foi a relação de Mia com o violoncelo, pois ela se comunica com ele criando um universo só dela, tanto que nas ocasiões em que ela é convidada a tocar com outras pessoas ela estranha, pois ela vê o violoncelo como algo individual, algo bem próprio dela.

tumblr_n7mijq7jxe1shkrwmo2_1280

Olhei para o arco, para as minhas mãos e para o rosto de Adam e fui tomada por uma explosão de amor, desejo e por um estranho sentimento de poder. Nunca imaginei que eu pudesse fazer alguém se sentir dessa forma.”

Uma coisa na narrativa da Gayle que eu gostei muito é que as lembranças que ela tinha enquanto estava no hospital se relacionavam com o que ela via, ao ver alguém ou determinada situação vinha a recordação de um momento da vida dela. Gostei muito disso por dar uma sequência bem lógica no raciocínio da história.

Então, eu só queria dizer que entendo se você decidir partir. Tudo bem se tiver que nos deixar. Tudo bem se você decidir parar de lutar.”

Eu já havia visto a adaptação cinematográfica desse livro e achei algumas diferenças, mas nada que prejudicasse a minha forma de ver o livro ou que tenha sido excessivamente diferente. Em um todo eu gostei da história.
De 5 estrelas eu dou 4. Gostei sim dele, mas nada que tenha me causado uma paixão muito grande e que motivasse 5 estrelas. Espero ler em outra ocasião. Quem sabe eu não me identifico mais? E aí, reclusos, o que acharam? Já leram Se eu Ficar? Espero que tenham gostado! Qual livro vocês esperam ver por aqui? Deixe aqui nos comentários e, quem sabe, não será o próximo? Eu vou ficando por aqui e vejo vocês semana que vem. Até mais!

11 comentários em “Contando as Letras: Se eu Ficar

  1. Eu tenho enrolado um pouco para ler esse livro, porque já assisti ao filme e imagino que vou ficar com um pouco de ressaca, mas parece ser de uma delicadeza intensa a maneira como a Gayle tratou um tema tão complexo. Parabéns pela resenha.
    Beijo, beijo!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu havia pensado a mesma coisa, pois já havia lido que a adaptação era bem fiel e fiquei com um pé atrás, mas dá uma chance… Você não vai se arrepender! Obrigada pela visita e pelo comentário 😉

      Curtir

Deixe um comentário

