Blogagem Coletiva · Cartas e Escritos

Carta sobre uma Viagem que eu nunca fiz

Querida Grécia (ou qualquer pessoa que venha a ler),

Enquanto escrevo esta carta relembro de todas as vezes que disse para alguém que era meu sonho te conhecer. Talvez seja curioso eu estar ouvindo agora Me Espera, da Sandy com o Tiago Iorc. Talvez esse seja um pedido, uma súplica. Me espera ir te ver, aguente um pouco.

Nos conhecemos quando eu vi um filme, antigo por sinal, Tróia. Tanto ele quanto Helena de Tróia me fizeram sonhar com suas ruínas, seus costumes, os pátios onde antigos sábios e filósofos iam ensinar… Grécia, mãe do ensino da sabedoria. Grécia, palco de uma mitologia lendária, possuidora de crenças em deuses tão humanos quanto ditadores divinos (não seria assim com Zeus?).

Grécia, palco de guerras históricas, lugar d’onde se nasceu tantos costumes e práticas tão utilizadas ainda hoje… Mãe da filosofia, mãe do pensamento, mãe dos Jogos Olímpicos (que serão realizados aqui, inclusive). Grécia, mais pacífica que a selvagem e rígida Roma, da qual teve seu poder arrancado.

Grécia, onde foi parar teu brilho? Tua atual realidade em nada lembra a inovadora e brilhante Grécia de outrora. Grécia, onde estão suas músicas, seus cantos, seu povo? Sim, sou brasileira antes de tudo e amo minha terra, mas vislumbro o futuro do Brasil na tua realidade (só que pior) e temo. Assim como não desejo a realidade dura, mas iminente, para cá, não desejo para ti.

Grécia, já tão idolatrada e hoje tão esquecida, me espera. Quero te conhecer, apesar de tanto sofrimento, afinal… Convenhamos que de sofrimento econômico todos entendemos, não é? Me espere, não desista. Guarde contigo teu resplendor para aqueles que ainda te admiram, não o perca nem o abandone. Por favor.

Gosto de dizer que não me importo com a sua situação, com a queda ou qualquer drama financeiro que estás passando. Isso não muda quem teu povo foi e o que a sua terra representa para a história mundial. Sim! Vocês alteraram vários padrões e de ti saíram conquistas significativas para todos, que perpetuam pelos séculos. Me espera.

Espere a mim e a todos que ainda esperam ver teu triunfo. Acreditamos em você.

 

De: pode ser de mim, mas também de todos aqueles que sonham em te conhecer. Em nome de todos, Andrelúcia.

tumblr_ly2um77ixm1qiwikyo1_500_large

Essa carta faz parte do Projeto Cartas, incluído no cronograma de postagens do projeto literário “Blogueiras em ação”. Lista com a publicação de todas as participantes:

Postando Trechos

Carol Hermanas

Balaio de Babados

Somos Visíveis e Infinitos

Poeira Cósmica

Contos Literários

As Besteiras que me Contam

9 comentários em “Carta sobre uma Viagem que eu nunca fiz

    1. Então, a ideia da carta faz parte do Projeto Blogueiras em Ação, conversa com a Carol pra você entrar! Tenho certeza que você vai gostar (tem um banner lateral aqui no blog que direciona, entra lá).
      Obrigada pela visita, pelo carinho e pelo comentário 😉

      Curtido por 1 pessoa

    1. Que bom que gostou 💕 Grécia é meu lugar dos sonhos ❤ um dia a gente vive tudo que sonha com nossos lugares, não é? Obrigada pela visita, pelo carinho e pelo comentário 😉

      Curtir

Deixe um comentário

