BEDA · Cartas e Escritos

[BEDA #23] | Uma Conversa sobre Amor Próprio

Bom, não sei como começar isso. Hoje não estou sabendo como organizar minhas ideias, mas isso é algo que vem me incomodando a dias… Qual é a nossa definição de amor próprio?

Durante alguns anos, enquanto eu fazia químicas capilares com frequência, ouvia muito que devia me amar mais e me aceitar meu cabelo como ele realmente era. Passei pela transição capilar (processo onde se interrompe as químicas capilares e o cabelo cresce livre e sem qualquer interferência externa) e pelo “grande corte”, ou Big Chop, e descobri que um corte de cabelo não iria fazer com que eu me amasse mais.

Passei a ouvir que devia me cuidar mais, para estimular o amor próprio, então eu comecei a me maquiar mais, arrumar meu cabelo por horas, perder tempo escolhendo o que ia vestir… Mas isso também não fez com que eu me amasse mais.

Onde estava o problema então? Por qual razão nada parecia funcionar comigo?

Caro recluso, se isso acontece com você também saiba que não são fatores externos que irão colaborar para que seu amor próprio aumente. Isso é algo que vem de dentro.

Eu não tenho mais vontade de alisar o cabelo, mas apenas pelo fato de eu ter aceitado as minhas origens com amor. Eu não gasto horas me produzindo, mas só pelo fato de que eu consigo me olhar no espelho estando sem maquiagem e me achar bela. Amor próprio, seja essa terminologia com hífen ou não, vem de quando acreditamos em nós mesmos e decidimos ser, a cada dia, a melhor versão de nós.

Parece estranho eu ter voltado ao blog com tantas reflexões, mas as pessoas que entraram na minha vida recentemente me fazem parar pra pensar em temas diversos, então vocês ainda vão ter que lidar com esses textos por um tempo. Os créditos da inspiração de hoje vão para a Aleixa (minha Ameixa 💕), obrigada minha frô. E amanhã nos vemos com mais BEDA, até!

Deixe um comentário

